Sou acadêmico na Faculdade de Teatro da Universidade Veracruzana desde 2001. Anteriormente, trabalhei em outras universidades do México, como a UNAM, a UAEMEX, a UACJ, a UDLA-Puebla e a UIA-Santa Fé. No teatro, iniciei minha carreira profissional como ator em 1969, na "Carpa Tayita" da Companhia Padilla-Morones. Posteriormente, já como estudante da Licenciatura em Literatura Dramática e Teatro (UNAM), participei de teatro universitário na Carpa Geodésica, sob a direção do mestre Ignacio Merino Lanzilotti.
Ao concluir a licenciatura, o mestre Rodolfo Valencia convidou-me a trabalhar no Programa de Arte Cênica Popular (1979-1985) do Ministério de Educação Pública, como diretor cênico de grupos de teatro indígena e camponês. Em 1986, juntamente com vários companheiros, fundamos a Associação Nacional Teatro-Comunidade (TECOM, A.C.). Entre 1985 e 1986, tive a oportunidade de fazer uma estadia acadêmica em atuação e direção na Escola Superior Estatal de Teatro de Cracóvia, Polônia.
Interessado na formação acadêmica dos teatristas, realizei meus estudos de mestrado na Universidade Autônoma do Estado do México, com a Tese "O diretor teatral: intérprete-criador" (1991), publicada em 1994. Posteriormente, já ligado à pesquisa, fiz o doutorado na Universidade Ibero-americana, sob a direção do muito apreciado Dr. José Ramón Alcántara Mejía (+), com a Tese "A teatralidade, fundamento para a análise do texto teatral" (2001), que a Universidade Veracruzana publicou em uma versão ampliada em 2005, com o título Elogio do oximoro. Introdução às teorias da teatralidade.
Atuei de 1989 a 1993 como diretor do Centro Nacional de Pesquisa Teatral Rodolfo Usigli do INBAL e fui fundador e presidente da Associação Mexicana de Pesquisa Teatral por dois mandatos (1993-1996 e 2015-2017). Desde 2001, minha prática como docente, pesquisador e criador cênico tem sido sustentada no Pensamento Complexo, a partir das teorias de Edgar Morin, e na Metodologia Transdisciplinar proposta por Basarab Nicolescu. Sou membro do Centro Internacional de Estudos e Investigações Transdisciplinares (CIRET), com sede em Paris, e do Sistema Nacional de Pesquisadores e Pesquisadoras do CONAHCYT.
Em 11 de junho de 2022, lançamos, com Claudia Cabrera e Nicolas Núñez, o Manifesto do Movimento Cênico Transcultural, através de um evento performático denominado "O novo Nanahuatzin", na Praça Ángel Salas do Centro Cultural e Artístico do Bosque. Participei como palestrante, relator e seminarista em Congressos e Festivais em várias partes do mundo. Precisamente no Festival Internacional de Teatro Progressista da Venezuela, ministrei o Seminário "O sistema teatral", de 25 a 29 de março de 2024, do qual surgiu o interesse de criar a Cátedra Latino-americana em Transteatrologia, da qual serei coordenador em uma primeira etapa. Faço parte, também, da Comissão Científica para a criação da Rede Internacional "Teatro e Comunidades e Artes participativas", que será formalizada em outubro de 2024 na Ilha da Madeira, Portugal.